Simulados

Resolva, mas tenha calma, pois o gabarito será postado apenas no dia 30 de março

Programa I

1ª QUESTÃO
Prefeitura do Natal - Concurso Público 12 2008
Ao longo da história, a natureza foi sendo transformada pelo trabalho do homem, que passou a produzir um espaço com o objetivo de garantir a sua sobrevivência.
Com base em Milton Santos, é correto afirmar que o estudo do espaço como objeto da ciência geográfica possibilita compreender
a)   a realidade como um conjunto de formas construídas equilibradamente através da interação homem-natureza.
b)   um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações reveladores da relação homem-natureza, a partir de uma abordagem histórico-dialética.
c)   uma construção social que envolve um sistema de signos e representações resultantes da relação homem-natureza, a partir de uma perspectiva histórica e fenomenológica.
d)   a realidade, através da análise das formas espaciais edificadas homogeneamente e em um contexto historicamente determinado.

2ª QUESTÃO
Prefeitura do Natal - Concurso Público 12 2008
O espaço geográfico emerge da relação homem/natureza, mediada pelo trabalho. A partir dessa relação, a superfície da Terra ganha formas espaciais distintas, que passam a ser compreendidas por meio de algumas categorias de análise geográficas. As formas espaciais, como uma combinação de objetos naturais e objetos fabricados, expressão visível da ação humana, podem ser estudadas na Geografia a partir da categoria
a)   território.
b)   lugar.
c)   Paisagem.
d)   região.

3ª QUESTÃO
Concurso Público Prefeitura do Rio
“Conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza (...) A rigor é apenas a porção da configuração territorial que é possível abarcar com a visão”.
(SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e Emoção. SP, Hucitec, 2002.).
No texto acima, o autor explicita um dos conceitos fundamentais para a análise do espaço geográfico.
Este conceito se refere a:
a)   redes geográficas
b)   paisagem
c)   território
d)   lugar
e)   espaço geográfico

4ª QUESTÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA 2007
Toda paisagem que reflete uma porção do espaço ostenta marcas de um passado mais ou menos remoto, apagado ou modificado de maneira desigual, mas sempre presente”.
(Olivier Dolfus, 1991)
De acordo com o texto, podemos afirmar:
a)   A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas de idades diferentes.
b)   A paisagem é estática, ao passo que o espaço é dinâmico.
c)   As formas antigas da paisagem são sempre suprimidas, devido a seu envelhecimento técnico e social.
d)   As paisagens refletem, sempre, as marcas das desigualdades sociais, por serem produzidas sob o modo de produção capitalista.
e)   A paisagem é uma representação do espaço, mas não é espaço, portanto, exibe as formas, mas esconde a essência de sua produção.

5ª QUESTÃO
Concurso Público UFPA 2010
Leia o seguinte texto de Milton Santos:
“A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade. Em cada fração da superfície da terra, o caminho que vai de uma situação a outra se dá de maneira particular; e a parte do “natural” e do “artificial” também varia, assim como mudam as modalidades do seu arranjo.
(SANTOS, M. Do meio técnico-cientifico-informacional. IN: SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4ª ed. São Paulo: Edusp, p. 233).
Com base no texto, é correto afirmar que
a)   os objetos técnicos se juntam à razão da natureza. Essa lógica instrumental, por superar o movimento natural, cria lugares híbridos e conflitivos.
b)   o meio técnico-cientifico-informacional está relacionado ao exercício fundamental da vida, valorizando, diferentemente, segundo os lugares e as culturas a base material da sociedade.
c)   o meio técnico-cientifico-informacional refere-se ao espaço enquanto componente material crescentemente formado do natural e do artificial, impondo diferenças às áreas, aos espaços e às regiões.
d)   o componente intencional relacionado à divisão do trabalho tende a aumentar exponencialmente, levado por motivações de uso dos sistemas técnicos crescentemente estranhos às lógicas locais ou nacionais.
e)   o meio técnico-cientifico-informacional é o meio geográfico em que os objetos são elaborados a partir dos fundamentos da ciência, cuja dinâmica da sociedade cria técnicas que comandam os tempos e os limites de seu uso.

6ª QUESTÃO
Concurso Público UFPA 2010
Ainda sobre o meio técnico-cientificoinformacional,
Leia o texto abaixo.                                                                   
“[...] os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informações; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação. Já hoje, quando nos referimos às manifestações geográficas decorrentes dos novos progressos, não é mais de meio técnico que se trata. Estamos diante de algo novo, a que
estamos chamando de meio técnico-cientificoinformacional.”
(SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4ª ed. São Paulo: Edusp, p. 238).
Com base no texto, é INCORRETO afirmar:
a)   A união entre técnica e ciência realiza-se sob a égide do mercado, o qual, graças exatamente à ciência e à técnica, torna-se um mercado global.
b)   A ciência e a tecnologia, junto com a informação, estão na base da produção, da utilização e do funcionamento do espaço e tendem a constituir o seu substrato.
c)   A informação tornou-se elemento fundamental na relação de troca na sociedade contemporânea (ou sociedade do conhecimento).
d)   O império das técnicas atingiu a sociedade como um todo, impondo modificações, supressões e acréscimos cada vez mais sofisticados e mais carregados de artifícios.
e)   A sociedade da informação, mediada pelo meio técnico-cientifico-informacional, é a manifestação de um estágio de desenvolvimento humano que ocorre em todas as partes do planeta.

7ª QUESTÃO
As novas tecnologias estão presentes nos processos educacionais contemporâneos. A chamada Terceira Revolução Tecnológica que acontece desde meados do século XX tem por base alguns avanços que marcam suas transformações sociais e econômicas. Sobre o assunto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(    ) A microeletrônica, a cibernética, a tecnotrônica, a microbiologia, a biotecnologia, a engenharia genética, as novas formas de energia, a robótica, a informática, a química fina, a produção de sintéticos, as fibras óticas, os chips constituem elementos fundamentais das novas tecnologias.
(    ) Há um processo de redução da velocidade das tecnologias das escalas de produção e da organização do modo de produção, descentralização do capital e falta de controle sobre o trabalho e a qualificação dos trabalhadores.
(        ) À educação está colocado um grande desafio que é o da necessária reestruturação educativa que a torne capaz de corresponder às inovações impostas pela sociedade tecnológica às diversas instituições de formação acadêmica e profissionalizante.
(     ) A internet é uma super-rede de computadores que constitui uma das principais inovações da Terceira Revolução Tecnológica, tendo em vista que possui a capacidade de interligar virtualmente milhares de computadores e de usuários a um imenso e crescente banco de informações.
Assinale a seqüência correta.
a)     V, F, V, F
b)     V, V, F, V
c)     F, V, F, V
d)     V, F, V, V

8ª QUESTÃO
Prefeitura Municipal de Florianópolis 2009
Sobre essa categoria de análise, ou seja, sobre a paisagem, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
 I.       A paisagem compreende dois elementos: os objetos naturais, que não são obra do homem e que não foram tocados por ele e os objetos sociais, testemunhas do trabalho humano tanto no passado, como no presente.
II.       A paisagem é dinâmica porque quando a sociedade passa por mudanças, a economia, as relações sociais e políticas também mudam, embora em ritmos e intensidades variados.
III.       As transformações sofridas pela paisagem são sempre totais e processuais e não permanece nela resquício algum de períodos históricos anteriores, constituindo-se, desta maneira, numa evolução destruidora desses registros passados.
IV.       A paisagem é o resultado de uma acumulação de tempos, refletindo, desta forma, cada momento do desenvolvimento de uma sociedade.
V.       A forma da paisagem mantém-se inalterada, não é renovada nem suprimida, mesmo que ela tenha que atender às novas necessidades da estrutura social em gestação.
Assinale a afirmativa correta.
a)   Apenas I e III são corretas.
b)   Apenas I, II e IV são corretas.
c)   Apenas II e IV são corretas.
d)   Apenas I, II e III são corretas.


9ª QUESTÃO
Vestibular UEM 2010
Sobre espaço geográfico, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
     I.   Para a Geografia, o espaço geográfico é aquele constituído pelas formas naturais e pelas formas criadas pelo trabalho humano, como produto das relações que ocorrem na vida em sociedade.
    II.   Espaço é analisado levando em conta os lugares, as regiões, os territórios e as paisagens. Por isso, para a Geografia, espaço, lugar, território e paisagem têm exatamente o mesmo significado.
   III.   Espaço geográfico abrange não apenas os objetos naturais e os artefatos humanos, mas também a rede de relações criada por fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
  IV.   Para a Geografia, existem dois espaços bem definidos: o espaço físico e o espaço humano, sendo o primeiro entendido como natural, e o segundo como social. Os dois sempre são estudados isoladamente, e um não tem e nem sofre qualquer interferência do outro.
   V.   O espaço geográfico é entendido apenas como espaço social, aquele em que as sociedades desenvolvem suas atividades econômicas. Nesse sentido, surgem as denominações de espaço agrícola, espaço industrial e espaço comercial.
Assinale a afirmativa correta.
a)   Apenas I, II e IV são corretas.
b)   Apenas I e III são corretas.
c)   Apenas II e IV são corretas.
d)   Apenas I, II e III são corretas.
e)   Apenas I e III estão corretas

9ª QUESTÃO
O processo de globalização abrange o espaço geográfico de forma muito desigual, ou seja, atinge com mais intensidade alguns países em detrimento de outros. Sobre esse assunto, analise as afirmativas apresentadas a seguir.
1)   Na chamada periferia do capitalismo, os países que mais interessam aos agentes que comandam a globalização são os emergentes.
2)   Diversos elementos da globalização materializam-se nas paisagens culturais dos lugares onde as pessoas vivem.
3)   Os países que comandam o processo de globalização apresentam alta produtividade e são grandes mercados consumidores.
4)   A doutrina econômica que rege, na atualidade, o processo de globalização é o neoliberalismo, que foi esboçada inicialmente por Marx e Engels, na Alemanha.
5)   O processo de globalização é um fenômeno que foi determinado pelo colapso do socialismo na Europa, e não se associa, obrigatoriamente, à expansão do capitalismo.
Estão corretas:
a)   1 e 5 apenas
b)   3 e 4 apenas
c)   1, 2 e 3 apenas
d)   2, 3 e 5 apenas
e)   1, 2, 3 e 4.

10ª QUESTÃO
O capitalismo passou por diversos estágios de desenvolvimento. Hoje, esse modelo econômico, político, social e cultural atinge o que especialistas de diversas áreas do conhecimento denominam de globalização. No contexto de desenvolvimento do capitalismo, a globalização representa a fase
a)    do crescimento da acumulação de capitais e da tecnificação do espaço, ampliando a produção em série de mercadorias destinadas ao consumo de massa.
b)   da ascensão do desenvolvimento industrial e do avanço da produção regional autônoma, diminuindo as conquistas de territórios das nações pobres pelas nações ricas
c)    do predomínio do capital concorrencial e do avanço das fronteiras físicas, impulsionando as trocas de mercadorias na esfera do Estado-Nação.
d)   da hegemonia do capital financeiro e do avanço dos sistemas técnicos, acelerando os fluxos e aproximando os espaços, em escala planetária.


  Programa II

 1ª QUESTÃO
Prefeitura do Natal − Concurso Público 2008
Após a II Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Em 3 de outubro de 1990, após a queda do Muro de Berlim, houve a reunificação do território alemão.
Sobre a Alemanha reunificada é correto afirmar que
a)   o desenvolvimento industrial consolidou-se, em decorrência do elevado nível tecnológico presente entre as zonas Oeste e Leste.
b)   as estratégias de convivência entre alemães orientais e ocidentais têm sido facilitadas pela identidade de idéias, costumes e modo de vida.
c)   o desemprego é um problema superado, em função da paridade econômica entre as zonas Oeste e Leste.
d)   os maciços investimentos foram insuficientes para se suprimirem as desigualdades econômicas entre as porções oriental e ocidental.

2ª QUESTÃO
Concurso Público UFPA 2010
O fim da ordem mundial bipolar, no fim da década de 1980, e a emergência de uma nova ordem mundial multipolar, marcada pela competição econômica, política e tecnológica existente entre os países capitalistas, determinaram a regionalização econômica. Desse processo, dois movimentos emergiram: a globalização e a regionalização (formação de blocos regionais). Sobre os megablocos, é correto afirmar:
a)   A globalização e a formação de megablocos apontam como tendência o fortalecimento das atividades comerciais em termos nacionais, em função de haver maior circulação de mercadorias pelo espaço nacional, o que favorece a economia mundial.
b)   A evolução do comércio mundial depende do caráter protecionista e dos projetos de integração regional em desenvolvimento, relacionados aos mega blocos. Caracteriza-se pela reorientação da atividade econômica, dentro da região, para os países de custo de produção menor, eliminandose, dessa forma, a produção ineficiente.
c)   Em vista da interação dinâmica dos megablocos regionais, as experiências apontam que, em função da eficiência em termos dos arranjos regionais, a tendência é a redução dos conflitos comerciais e uma economia mundial mais fechada, que caminha para uma maior cooperação entre os atores envolvidos.
d)   Visando à melhor inserção competitiva na ordem econômica mundial, os Estados membros procuram reunir-se em megablocos regionais, nos quais mutuamente se concedem vantagens e se defendem interesses comuns como: livre circulação de mercadorias, capital, informação, pessoas, entre outros.
e)   Com a formação dos megablocos regionais, o espaço mundial passou por profundas mudanças: intensificou-se a circulação de mercadorias, capitais, pessoas e informações, entre outros, pelo espaço mundial, o que reduziu as desigualdades regionais e ampliou a troca de mercadorias entre os povos.

3ª QUESTÃO
Concurso Público UFPA 2010
A chamada Nova Ordem Mundial, que marcou o fim do século XX, é caracterizada pela ocorrência de fatos importantes como a queda do Muro de Berlim, a desestruturação do socialismo da União Soviética, a redemocratização da Europa Oriental e o fim da Guerra Fria. Surge também naquele século um termo muito usado, que está inerente à vida de todos nós, a globalização. Esta deve ser interpretada como sendo o(a):
a)   condição socioespacial desenvolvida pela sociedade mundial, no pós-Guerra Fria, que vem permitindo diminuir consideravelmente desigualdades e contradições existentes em algumas espacialidades, principalmente na Europa e na América Latina.
b)   processo estabelecido com suas diretrizes, que, embora enfrente obstáculos e sofra interrupções, se generaliza e se aprofunda como alternativa de crescimento socioeconômico entre todas as nações e os continentes.
c)   ação sócio-político-econômica que estabelece a internacionalização da produção industrial e das finanças, e outra divisão internacional do trabalho, sem a presença das diretrizes dos Estados Nacionais.
d)   simbolismo da crise dos regimes socialistas de todo o mundo, abertura de novas fronteiras para expansão do capitalismo nesses países, atrelada ao desenvolvimento dos blocos econômicos de poder.
e)   mais recente fase da expansão do capitalismo, que visa a aumentar os mercados e os lucros, por meio da intensificação da rede de fluxos que conecta os espaços no mundo.

4ª QUESTÃO
PROCESSO SELETIVO SERIADO 2009 − 2ª FASE
Sobre a transição da Guerra Fria para a Nova Ordem Mundial, considere as afirmativas abaixo.
 I.       O esgotamento do socialismo real no leste europeu e a ascensão de novas potências econômicas mundiais, como o Japão e a Alemanha, provocaram um rearranjo nas relações de poder, uma vez que a Nova Ordem Mundial assume um caráter multipolar no aspecto econômico, embora a supremacia bélica dos EUA demonstre uma unipolaridade no âmbito militar, baseada em ações negociadas com a invasão do Iraque.
II.       Os conflitos no contexto da Guerra Fria tinham uma natureza mais político-ideológica, uma vez que eram, em maior ou menor grau, influenciados pela disputa geopolítica entre EUA e URSS em torno das áreas de influência. Na Nova Ordem Mundial, muitos desses conflitos permanecem ou são exacerbados em decorrência das antigas rivalidades étnicas mais diretamente ligadas a fatores locais.
III.       A regionalização do espaço mundial reflete a lógica das ordenações geopolíticas de cada contexto histórico. No período da Ordem Bipolar predominou a compartimentação do mundo em 1º, 2º e 3º mundos, baseada em critérios político-ideológicos. Com a Nova Ordem Mundial emerge a regionalização que divide o mundo em norte e sul, tendo uma natureza mais socioeconômica, além da nova DIT que regionaliza o mundo em redes.
IV.       As alianças militares e a corrida armamentista tiveram um papel relevante durante a Guerra Fria, pois foram instrumentos que potencializaram o poder das potências hegemônicas sobre as suas áreas de influência. Com a ascensão da Nova Ordem Mundial, apenas a OTAN foi mantida e vem sendo ampliada em função de vários fatores, entre os quais as novas ameaças representadas pelo avanço do terrorismo internacional.
V.       O advento da Nova Ordem Mundial é marcado pela transnacionalização dos mercados associado à disputa cada vez mais acirrada entre as potências hegemônicas dos blocos oriental e ocidental em torno de mercados consumidores.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a)   I, II e V
b)   II, III e IV
c)   I, III, IV e V
d)   apenas a II
e)   apenas a V

5ª QUESTÃO
Concurso Público – PI 2009
Leia com atenção o texto a seguir:
"O século XX foi, contudo, o primeiro em que o capitalismo enfrentou um sistema contraditório, que pretende substituí-lo. O fato de que o tenha derrotado não supõe o fim da história, mas o ingresso desta em nova etapa. A continuidade das contradições internas ao capitalismo - e, portanto, da história, que tem nessas contradições seu motor - fica comprovada pelo clima de guerra e de confrontos, e não de convivência pacífica e harmônica, de turbulências econômicas, e não de estabilidade, de maior, e não menor polarização entre riqueza e miséria. A humanidade não é mais feliz do que antes da consolidação da Nova Ordem, a violência não é menor, nem o consumo de drogas ou os desequilíbrios ambientais. A liberação das forças do capital para que ajam sem freios não realizou - ao contrário da utopia liberal da "mão invisível do mercado" - a harmonia, a cooperação, a paz, mas seus contrários. Em seu próprio momento de triunfo, o capitalismo revela todos os desastres e as injustiças que estão em seu âmago."
(SADER, E. Século XX: uma biografia não autorizada. São Paulo: Perseu Abramo, 2000, p. 136.)
Em relação ao panorama de complexidade que marca o cenário geopolítico do mundo atual, assinale a alternativa CORRETA:
a)   Com a fragmentação do antigo bloco soviético nos anos finais de década de 1980 e início da década de 1990, o mundo passou a conhecer uma incontestável hegemonia dos Estados Unidos da América no cenário político e econômico atual.
b)   O contexto atual é caracterizado pelo arrefecimento de conflitos étnico-nacionalistas, como ficou demonstrado no processo de aglutinação político-territorial que ocorreu na região dos Bálcãs, na década de 1990.
c)   O governo norte-americano, sob a liderança de George W. Bush pôs em prática a Doutrina Bush, caracterizada por uma verdadeira cruzada antiterrorista. Nesse sentido, a invasão do Afeganistão (2001), do Iraque (2003) e pressões sobre o Irã e a Coréia do Norte são exemplos de aplicação dessa doutrina.
d)   A seletividade do processo de globalização amplia o problema da exclusão social no planeta, uma vez que o fortalecimento de participação do Estado na economia tem limitado sua capacidade de enfrentar os desequilíbrios sociais, principalmente nos países subdesenvolvidos.
e)   A crise ambiental manifesta-se pelo aumento, em escala global, dos padrões de consumo dos países, resultantes da redução das disparidades do nível de desenvolvimento econômico, o que tem levado a uma maior pressão sobre os recursos naturais.

6ª QUESTÃO
PROCESSO SELETIVO SERIADO 2009 − 2ª FASE
Sobre o processo de regionalização do espaço mundial representado pelos blocos econômicos e a especificidade da União Européia nesse contexto, é INCORRETO afirmar:
a)   O Mercado Comum Europeu, atualmente União Européia, surgiu em 1957 como uma estratégia de unir esforços de países historicamente rivais como França, Alemanha e Grã-Bretanha, a fim de superar a decadência socioeconômica do pósguerra e criar uma entidade supranacional capaz de competir com outros grandes blocos econômicos.
b)   A União Européia é o bloco mais antigo e o que atingiu o mais avançado grau de integração, sendo o único que estabeleceu uma integração econômica, social e política, por meio da livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas, além da harmonização de legislações ambientais e trabalhistas.
c)   O fim da Guerra Fria eliminou a antiga cortina de ferro com a derrubada dos regimes socialistas, o que possibilitou o avanço da economia de mercado e a adesão de países do leste europeu à União Européia, como a Polônia, a Hungria e a República Tcheca, desfazendo-se, assim, a antiga regionalização que compartimentava a Europa em blocos ocidental e oriental.
d)   A expansão da União Européia foi acompanhada de políticas regionais voltadas à redução do atraso econômico de algumas regiões estagnadas do velho continente. Ainda assim, é possível identificar um considerável desnível entre as nações localizadas ao norte do continente (Suécia, Dinamarca, Holanda, França) e aquelas localizadas ao sul do continente (Portugal, Espanha e Grécia).
e)   O renascimento de antigas rivalidades étnicas, sobretudo nos países do leste europeu, tal como ocorre no território da ex-Iugoslávia (Kosovo) e da ex-URSS (Chechênia), aumenta a instabilidade política e dificulta a adesão de algumas nações, como a Sérvia e a Rússia, como membros da União Européia


7ª QUESTÃO
URFRS)
Globalização e neoliberalismo são conceitos muito empregados atualmente nos mais variados eventos científicos e nos meios de comunicação.
Considere, a partir disso, as afirmações a seguir.
 I.    Os blocos regionais, como, por exemplo, o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Associação dos Países do Pacífico (Apec) e a União Européia (UE) têm aberto os seus mercados internos a outros blocos, para que o comércio mundial possibilite, sobretudo aos mais pobres, o acesso aos benefícios da livre concorrência.
II.    As empresas transnacionais vêm estabelecendo redes, cadeias de cooperação e alianças, o que caracteriza uma integração cada vez maior da economia mundial.
III.    A globalização da economia capitalista, com o avanço do neoliberalismo, tem estimulado o consumismo em todos os continentes, o que tem ocasionado uma rápida melhoria das condições de vida das populações dos países não desenvolvidos.
Quais estão corretas?
a)     Apenas I
b)     Apenas II
c)     Apenas III
d)     Apenas I e III
e)     Apenas II e III.

8ª QUESTÃO
UEL
 Considere o texto apresentado a seguir.
"A alteração da paisagem institucional veio acompanhada de uma transformação ainda mais profunda da problemática da segurança na Europa. Assim, a ameaça militar que pairava sobre o continente deu lugar a uma multidão de novos riscos, predominantemente não-militares (econômico, ecológico, social, humanitário) e intra-estatais (tensões étnicas, guerras civis)."
O texto refere-se
a)      Ao processo de unificação da Europa, englobando países europeus que faziam parte da ex-União Soviética, atualmente divididos por conflitos étnicos.
b)      Ao fim da Guerra Fria e da ex-União Soviética, com a ascensão de novos problemas como os desastres ecológicos, o desemprego e guerras civis em países vizinhos.
c)      À unificação da Alemanha e a conseqüente desarticulação das forças da OTAN, principal aliança militar da ex-União Soviética e Europa Oriental.
d)      Ás mudanças no Conselho de Segurança da ONU, com a entrada de novos países e a perda de poder de intervenção por parte da Europa, EUA e Rússia.
e)      Ao deslocamento do eixo econômico mundial do Atlântico Norte para a bacia do Pacífico, em conjunto com os problemas de segurança militar.

 
 

Programa III
 1ª QUESTÃO
“A história do território brasileiro é, a um só tempo, uma e diversa, pois é também a soma e a síntese das histórias de suas regiões. Para entendê-la no seu processo e na sua realidade atual, um esforço de periodização é essencial. Trata-se de encontrar e desenvolver nexos horizontais e verticais. E esta é uma tarefa temerária, pois basta que nos equivoquemos quanto à hierarquia dos fatores em um dado momento para que o nosso edifício intelectual se mostre sem firmeza. O trabalho se complica porque o espaço acumula defasagens e superposições de divisões do trabalho – sociais e territoriais. De um ponto de vista genético, as variáveis do espaço são assincrônicas, mas em cada lugar elas funcionam sincronicamente e tendem a ser assim também quanto ao todo. Daí as descontinuidades que permitiram explicar as diversidades regionais, aquilo que também se costuma chamar de desigualdades ou desequilíbrios regionais”.
(SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002.)
Considerando-se a problemática da periodização como fundamento para compreender o processo de formação do território brasileiro, existem diferentes fatores que favorecem a análise da formação do espaço brasileiro. Tais fatores estão presentes no campo da economia, da sociologia, da história etc. Para a Geografia é de fundamental importância a compreensão dos diferentes meios geográficos que se apresentaram e que tem se apresentado ao longo da história do Brasil.
Tomando tais meios geográficos como possibilidade de construção de uma proposta de compreensão da formação do território brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.
a)   Consideram-se como meios “naturais”, o período marcado pelos tempos lentos da natureza comandando as ações humanas de diversos grupos indígenas e pela instalação dos europeus, em que cada grupo, ao seu modo, buscava se adaptar aos sistemas naturais.
b)   A formação dos sucessivos meios técnicos no Brasil está associada às demandas externas, o que propiciou a mecanização seletiva e incompleta de algumas áreas, formando um conjunto integrado de “ilhas” econômicas, tais como a zona canavieira no Nordeste ocidental e o desenvolvimento da pecuária extensiva no sertão semi-árido.
c)   A partir da década de 1940 se estabelece no Brasil uma rede de cidades, com uma hierarquia nacional. Nesse período ocorre o início da hegemonia de São Paulo, com o crescimento industrial do país, além do crescimento global da população brasileira e a transformação das velhas estruturas econômicosociais.
d)   A industrialização e a produção agrícola mais modernizada no país, a partir da década de 1960, contribuíram para reduzir a tendência da disparidade estrutural do espaço nacional, embora se pudesse diferenciar a existência de um centro e uma periferia econômica.
e)   A união entre a ciência e a técnica, a partir da década de 1970, transforma o território brasileiro, que ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às possibilidades da produção e da circulação de produtos, de dinheiro e de idéias em um espaço marcado pela rigidez da globalização.

2ª QUESTÃO
Ao analisarmos as transformações socioespaciais ocorridas no Brasil a partir da década de 1950, verificamos que ocorreu um processo marcado por formas desiguais de desenvolvimento econômico, o que contribuiu para ampliar o grau de diferenciação regional no país.
A partir da temática relacionada às diferenciações regionais no Brasil, é CORRETO afirmar que:
a)   Os desequilíbrios regionais resultam da posição ocupada pelo Brasil no interior da nova divisão internacional do trabalho que se estabeleceu entre os países desenvolvidos e alguns países subdesenvolvidos industrializados. A industrialização do Brasil, apesar de tirar o país da condição de subdesenvolvimento, não foi capaz de corrigir as disparidades regionais.
b)   A industrialização do Brasil implicou em importantes mudanças nas relações da divisão internacional do trabalho, permitindo que o país entrasse no rol dos países que exportam produtos industrializados. Este processo colocou a região Sudeste na vanguarda do país na nova divisão internacional do trabalho, ampliando as disparidades já existentes.
c)   O Nordeste, a segunda região mais populosa do país, ainda é a área mais pobre, com sua participação na renda nacional superior ao seu peso demográfico. A integração regional do Nordeste ao centro dinâmico é um processo que se completou na década de 1970, através da intervenção planejada do Estado.
d)   A região Sul, que teve seu povoamento consolidado a partir da segunda metade do século XIX, com a imigração européia baseada nas relações de trabalho livre, apresentou, desde o início da sua ocupação, bons níveis de produtividade, o que permitiu um forte desenvolvimento industrial desvinculado da industrialização da região Sudeste.
e)   A região Norte, que corresponde ao domínio amazônico, é ainda uma imensa superfície florestada e um grande vazio demográfico. Os esforços de ocupação realizados a partir da década de 1970, com a abertura de rodovias, além dos grandes projetos agropecuários e minerais, permitiram o adensamento populacional em manchas na porção setentrional da grande massa florestal.

3ª QUESTÃO
A extensão territorial brasileira, as decisões individuais ou de grupos e as ações governamentais possibilitaram um movimento de integração de novas áreas – as fronteiras – à economia nacional. Nas últimas décadas, esta integração se deu em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia, como resultado da expansão geográfica dos capitais produtivos, mercantis e financeiros realizada, destacadamente, pelos complexos agroindustriais.
Assinale a alternativa que NÃO indica uma estratégia adotada por esses complexos:
a)   seletividade na escolha dos cultivos;
b)   utilização intensiva de tecnologia;
c)   utilização de linhas especiais de crédito criadas pelo governo;
d)   substituição dos insumos agrícolas pela fertilidade natural dos solos;
e)   ocupação de áreas anteriormente utilizadas pela agricultura de subsistência e pela pecuária extensiva.

4ª QUESTÃO
Leia o trecho musical a seguir.
“Eu só quero ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci ...”
Rap da Felicidade – MC Cidinho/ MC Doca
Sobre o processo de urbanização e as favelas que fazem parte da paisagem das cidades brasileiras, analise as afirmações abaixo.
 I.    As favelas localizam-se, geralmente, em lugares impróprios à construção de moradias, como áreas sujeitas a deslizamento de morros.
II.    As metrópoles são lugares onde as diferenças sociais ficam muito claras, onde as injustiças sociais aparecem nitidamente na paisagem urbana.
III.    A formação das favelas é o resultado do desnível entre urbanização e oferta de novos empregos urbanos e, conseqüentemente, da concentração da renda nacional.
IV.    A urbanização das cidades brasileiras segue o modelo dos países capitalistas desenvolvidos, resultado da mecanização do campo, da liberação de mão-de-obra e da industrialização que criou empregos suficientes.
Assinale a afirmativa correta.
a)   Apenas I e III são corretas.
b)   Apenas I, II e IV são corretas.
c)   Apenas II e IV são corretas.
d)   Apenas I, II e III são corretas.

5ª QUESTÃO
CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUTI 2010
A atual configuração do território brasileiro tem características marcantes, resultado do longo processo histórico de produção do espaço geográfico ocorrido em nosso país. Dentre essas características, destaca-se
a)   uma intensa concentração espacial do setor industrial no Nordeste do país, fato relacionado a razões históricas, haja vista que foi nessa região que teve início a ocupação pelos colonizadores europeus, que lá instalaram as primeiras indústrias, os engenhos de fabricação do açúcar.
b)   a localização dos maiores e mais importantes centros urbanos na Região Centro-Oeste, uma vez que a localização da capital do país nesta região foi fator motivador para as migrações internas no sentido litoral-interior.
c)   a predominância de uma estrutura fundiária minifundista, uma vez que as pequenas propriedades rurais introduzidas no país pelos imigrantes europeus, antes restritas ao sul do país, hoje em dia são as predominantes no espaço rural, se considerado o contexto nacional.
d)   a concentração das maiores densidades populacionais e dos mais importantes centros urbanos na faixa litorânea, ou nas suas proximidades, fato relacionado, entre outros fatores, à presença de uma economia colonial voltada principalmente para o mercado mundial.

6ª QUESTÃO
CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUTI 2010
A integração homogeneizadora imposta pela malha programadado Governo federal não é de forma alguma absoluta nem total. A Amazônia nunca foi homogênea, e hoje, submetida a um rápido processo de destruição/construção, também se fragmenta em unidades sub-regionais constituídas por novas sociedades locais.
BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática. 1990. p 96.
O texto acima aborda a regionalização em curso na Amazônia, fruto das mudanças ocorridas pós década de 1960. Nessa “nova regionalização”, alguns conjuntos sub-regionais sofreram significativas modificações espaciais, a exemplo do sudeste do Pará, acerca do qual é verdadeiro afirmar que
a)   sua apropriação territorial configurou-se basicamente pela iniciativa privada, com a implantação de diversas agrovilas povoadas por colonos sulistas, quase sempre de origem asiática, que trouxeram para Pará o cultivo da pimenta-do-reino, atualmente o principal produto agrícola do estado.
b)   sua intensa ocupação demográfica foi induzida pela colonização oficial, que incentivou as atividades agro-pastoris, notadamente a criação de caprinos e o cultivo de soja e cana-de-açúcar, com destaque para o município de Altamira, onde foi criada a Usina do Pacal para beneficiar a cana-deaçúcar ali cultivada.
c)   é uma das áreas pioneiras na ocupação recente da região, tendo como via de penetração principalmente as rodovias, a exemplo da Belém-Brasília. É o principal espaço dos projetos minerometalúrgicos vinculados ao complexo Programa Grande Carajás. Atualmente, fazendeiros e pecuaristas oriundos do sul e sudeste do país constituem uma classe dominante que ocupa espaços dos antigos aviadores de castanhas e fazendeiros tradicionais, oligarquias que antes dominavam a economia sub-regional.
d)   no contexto regional, é considerada a área de maior dinamismo econômico e de mais intensa preservação ambiental, apesar da modernização econômica e da descaracterização da identidade regional da população, que substituiu os hábitos culturais locais tipicamente amazônicos pelos dos locais de origem.

7ª QUESTÃO
A partir das informações contidas no mapa e reconhecendo, a partir dele, as três regiões geoeconômicas brasileiras, conclui-se que:
a)   há uma estreita relação entre o dinamismo econômico das regiões e a densidade informacional nelas existentes, permitindo afirmar-se que o complexo amazônico, especialmente na sua parte oriental, é o que apresenta o menor número de municípios com acesso a provedores de internet.
b)   o dinamismo econômico das regiões tem pouca relação com a densidade informacional, haja vista que no Nordeste brasileiro é grande o número de municípios conectados por meio de provedores à rede mundial de computadores.
c)   a densidade informacional das regiões está diretamente relacionada ao grau de urbanização do território; fato este que nos permite afirmar que a região geoeconômica mais urbanizada, o Centro-Sul, é a que apresenta também o maior número de municípios com acesso a provedores de internet.
d)   internamente, os três complexos regionais mostram-se pouco diferenciados quanto ao número de municípios com acesso a provedores de internet, o que comprova o grau de homogeneidade dessas regiões no atual período técnico-científico-informacional.
e)   o Centro-Sul brasileiro, a despeito de seu potencial econômico, em termos relativos e absolutos assemelha-se às demais regiões do ponto de vista da densidade informacional; fato este que se explica pelo processo de integração territorial que se deu de maneira generalizada nas últimas décadas.